A Reinvenção do Fax

O mundo todo a apenas um clique. É isso que a tecnologia tem nos proporcionado. Facilidades e mais facilidades surgem a todo o momento, tornando obsoleto algo de última geração em questão de meses.
O advento da Internet, a partir dos anos 90, mudou completamente o modo como nos comunicamos e abriu novas perspectivas a todos os tipos de empresas. A partir daí, inúmeras soluções têm surgido com o intuito de melhorar ainda mais os negócios e a produtividade das empresas.



Os equipamentos que ocupavam espaços nas mesas e os armários que armazenavam documentos foram sendo substituídos por softwares que organizam tudo de maneira bem mais rápida que a usual. Mas, engana-se quem pensa que as tecnologias do passado não têm o seu valor.



Algumas permanecem no cotidiano corporativo como se nada tivesse acontecido. Outras se adequaram à nova era e, atualizadas, oferecem mais ferramentas e prometem melhor desempenho. É o caso do fax, que continua sendo um dos meios mais utilizados para a troca de informações. Uma recente pesquisa feita pela Opinião Consultoria em cerca de 350 empresas, dos mais variados segmentos e portes, em todo o Brasil, demonstrou a eficácia dos aparelhos de fax existentes no mercado e a relação das empresas com a máquina diante das tecnologias atuais.



O estudo mostrou que existem cerca de 24 milhões de aparelhos de fax espalhados em mais de cinco milhões de empresas no país. A pesquisa aponta ainda um otimismo do mercado em adquirir soluções que agreguem valor ao serviço de envio e recebimento de documentos, o que nos leva a considerar o fax como meio de comunicação eficaz nas organizações e, sendo assim, tecnologia que deve ser aprimorada para que o seu valor agregado aumente perante o mercado atual.



Neste cenário, os servidores de fax vêm ganhando espaço, tornando-se uma alternativa que envia e recebe fax pelo computador e reduz drasticamente os custos com papel, contas telefônicas etc., além de aumentar a produtividade nas comunicações corporativas. Aos servidores de fax é possível integrar outras soluções instaladas na empresa, como URA, multifuncionais, gerenciamento eletrônico de documentos, etc



Outra vantagem dos sistemas eletrônicos de fax é a possibilidade de mensurar o gasto mensal com o envio de documentos, custo não controlado por 75,8% das empresas consultadas durante a pesquisa da Opinião Consultoria. Desta forma, fica mais fácil medir o retorno do investimento no produto.



A pesquisa também apontou que quase 46% das empresas teriam interesse em adquirir um servidor de fax. Portanto, um excelente potencial para a implantação e desenvolvimento de serviços que envolvem esta tecnologia. *Ricardo de Figueiredo Caldas é presidente da Telemikro. Sobre a Telemikro – Presente no mercado desde 1988, a Telemikro oferece soluções e serviços de comunicação corporativa que reduzem custos e otimizam a troca de informações entre clientes, parceiros e funcionários.



Com capacidade para atendimento em todo o país, a Telemikro está sediada em Brasília e mantêm escritórios em São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Goiânia (GO), e está presente em outras capitais do Brasil, por meio de parceiros.



A empresa tem mais de 200 clientes citados na relação da Revista Exame de Melhores e Maiores Empresas do Brasil, entre eles Banco do Brasil, Unilever, Petrobrás, C&A e Telemar. Há cerca de 10 anos, a Telemikro é parceira da companhia americana Captaris - líder em soluções para distribuição de informações de negócios que integram, processam e automatizam fluxos de mensagens, dados e documentos-, para distribuição e implementação do servidor de fax Captaris RightFax e do sistema de gerenciamento eletrônico de documentos (GED), Captaris Alchemy.



Além desses produtos, a Telemikro também oferece soluções de gerenciamento e monitoramento de e-mails empresariais, gravação digital e unificação de mensagens. Sobre a Captaris - A Captaris é líder em produtos que automatizam processos de negócios, gerenciam eletronicamente documentos e fornecem entrega eficiente de informações.



Seus produtos consistem no RightFax, Workflow e Alchemy Document Management e são distribuídos por uma rede global de parceiros. Seus clientes fazem parte do mercado financeiro, área da saúde, governos entre outros. Os produtos da Captaris estão instalados em todas as empresas do Fortune 100 e muitas do Global 2000. A sede fica em Bellevue, Washington, e a empresa foi fundada em 1982. Além disso, a Captaris é publicamente negociada na NASDAQ com o símbolo de CAPA.



*Ricardo de Figueiredo Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e presidente da Telemikro - fornecedora de soluções estratégicas para gestão de conteúdo corporativo.

Entre em Contato!

Nossa equipe terá imenso prazer em atendê-lo

"Instalação e implementação das soluções, integrações e customizações, transferência de conhecimento, operação assistida e suporte técnico. Contamos com uma equipe prontamente preparada!"

Entre em Contato!

Endereços


(61) 2196-8000 ou (11) 3323-1988


Contato: marketing@telemikro.com.br


Trabalhe Conosco: rh@telemikro.com.br




Follow us