Instituição Financeira

Fundada em 1988 como uma distribuidora de valores mobiliários (DTVM), passou a operar como banco múltiplo a partir de 1991. Com atuação focada em excelência operacional, solidez, ênfase no relacionamento, produtos e serviços adequados às necessidades dos clientes, é hoje a terceira maior instituição financeira privada nacional.



As operações da Instituição Financeira são conduzidas por um conjunto de instituições que atuam de forma integrada: o Banco oferece a empresas produtos e serviços destinados ao segmento comercial e de investimentos; a Financeira atua no financiamento e crédito ao consumidor, faz a gestão de recursos de terceiros, corretagem de títulos e valores mobiliários.



Como resultado da habilidade de se adaptar às mudanças do mercado, da agilidade em se antecipar às tendências e propor soluções, além da capacidade em estruturar operações financeiras sob medida para as necessidades de seus clientes, pessoas físicas e jurídicas, a Instituição Financeira vem obtendo resultados consistentes e sustentáveis, conforme observado em suas demonstrações financeiras.



Problema

Com o crescente aumento do fluxo de processos e documentos, a Instituição Financeira percebeu a necessidade de um sistema automatizado que permitisse a organização e gerenciamento das operações além de garantir o acesso mais rápido e preciso às informações dos clientes.



O processo de concessão de crédito inicia-se quando o cliente envia um requerimento à instituição. A partir dessa requisição, o sistema da Instituição gera um contrato personalizado e envia ao cliente por e-mail, que deverá verifica as informações e encaminhar o documento a instituição por e-mail ou fax, junto com a documentação necessária. A recepção desses formulários, sua classificação e o encaminhamento para o departamento responsável eram realizados manualmente, o que permitia uma margem para erros e perdas de documentos.



A Solução

A Instituição Financeira optou pela solução da Telemikro de Processamento Inteligente de Contratos. A tecnologia foi adquirida, inicialmente, para o departamento de BackOffice da empresa, que é a área responsável pelo suporte e retaguarda das operações de crédito e câmbio. A principal demanda era automatizar estes procedimentos que correspondem a 80% dos produtos negociados pela instituição



A solução de Processamento Inteligente de Contratos possui um sistema de reconhecimento de imagens capaz de ler o documento, identificar o cliente, extrair e transferir dados necessários e gerenciar as informações. A tecnologia é utilizada sempre que um ou mais formulários são recebidos pelo servidor de fax do banco ou através de e-mail institucional. Por padrão, estes documentos possuem em seu cabeçalho um número de controle que diferencia os tipos de formulários. A solução faz o reconhecimento destes números, identificando o documento e o cliente. Após essa análise, o processo é encaminhado para uma plataforma de automação de fluxo de negócio, onde tramitará digitalmente até o final do fluxo.



Resultado

A aquisição da solução de Processamento Inteligente de Contratos possibilitou que os procedimentos, anteriormente realizados manualmente e, portanto, lentos e passíveis de erro, fossem automatizados. A tecnologia tem a vantagem de ser rápida e eficiente na extração de dados, flexível e customizável, possuindo integração com ambiente de desenvolvimento Java. A solução também proporciona continuidade de negócio, pois trabalha com um sistema de tolerância à falhas e balanceamento de cargas entre servidores distribuídos geograficamente.



O processo de análise dos contratos da Instituição Financeira, que antes demorava cerca de 2 dias, passou para 4 horas. O Gerente de TI,observa: "Agilidade na aprovação do crédito foi o benefício de maior retorno para a empresa, trazendo grande avanço operacional nas análises de crédito e câmbio".



Dentre os benefícios da solução foram observados: diminuição de custos, agilidade de processo, melhora na qualidade da informação, maior organização de documentos, segurança das informações e gerenciamento mais eficiente de conteúdo; visto que a tecnologia é responsável por extrair informações (tipo de contrato e operação) e anexá-las diretamente na proposta de operação dos clientes. "Esta automatização facilitou muito o gerenciamento das informações, uma vez que a solução extrai automaticamente todos os dados de uma operação e os disponibiliza em um único diretório", ressalta.



A solução da Telemikro já atende 100% a demanda inicial, entusiasmando a Instituição Financeira a ampliá-la para outros produtos de sua carteira e setores internos de BackOffice. "O grande alavancador do projeto é a agilidade proporcionada aos negócios. É o ponto forte da ferramenta e isso traz um grande diferencial de mercado para a instituição", finaliza o Gerente.

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