O Fax Não Morreu

Quem pensa que o fax é uma tecnologia morta está totalmente enganado. Pelo contrário, o uso do fax ainda apresenta crescimentos significativos em todo mundo.


A cada dia, um número maior de empresas, de todos os ramos e tamanhos, vem procurando essa tecnologia para implementar o envio e recebimento de seus documentos. Mas o que faz o fax ser tão utilizado pelas organizações? Por que em plena era da Internet não foi substituído pelo e-mail? Quais são suas vantagens?



As pesquisas comprovam o aumento da demanda por essa tecnologia. De acordo com a consultoria norte-americana Davidson, o mercado de fax apresenta um crescimento médio de 8,2% ao ano. Entretanto, tal aumento não veio por acaso.



Na era da Internet, o fax teve de se aperfeiçoar para se adaptar a nova realidade tecnológica. O antigo aparelho manual foi sendo substituído, rapidamente, pelos servidores de fax que passaram a conciliar a segurança e a confiabilidade do fax tradicional com a agilidade do processo de envio e recebimento de documentos via Web.



A adaptação dessa tecnologia fez com que documentos importantes que não podem ser alterados como contas, papéis assinados e autorizações, ganhassem segurança e velocidade no processo de transmissão, gerando economia das linhas telefônicas com o processo via Web. Além disso, os servidores de fax possibilitaram a perfeita integração com outras soluções como de gerenciamento eletrônico de documentos e FoIP(Fax sobre IP), por exemplo.



Ou seja, os servidores de fax atuais fazem muito além do que envio e recebimento de documentos. Eles passaram a aprimorar as estratégias de informação e o fluxo de trabalho, valendo destacar entre suas vantagens: redução dos custos com envio de documentos, eliminação dos processos manuais de impressão e envio manual de documentos pelo fax, agilidade do tempo de respostas de comunicados enviados para parceiros, eliminação da instalação e manutenção das máquinas de fax, além do aumento da eficiência do envio em decorrência da automatização.



A tendência da tecnologia do fax, ao contrário do que muitos pensam, está em plena evolução. O fax torna-se a cada dia um importante aliado para os usuários da Web e tende a estar presente em todas as empresas que desejam aprimorar sua estratégia e fluxo de informações. Ao invés de ser eliminada, com suas adaptações, a tecnologia de fax se fortaleceu. Isso porque as máquinas de fax estão mortas, mas os servidores de fax não.



*Ricardo de Figueiredo Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e presidente da Telemikro - fornecedora de soluções estratégicas para gestão de conteúdo corporativo.

Entre em Contato!

Nossa equipe terá imenso prazer em atendê-lo

"Instalação e implementação das soluções, integrações e customizações, transferência de conhecimento, operação assistida e suporte técnico. Contamos com uma equipe prontamente preparada!"

Entre em Contato!

Endereços


(61) 2196-8000 ou (11) 3323-1988


Contato: marketing@telemikro.com.br


Trabalhe Conosco: rh@telemikro.com.br




Follow us