O papel do fax na automação bancária

As instituições financeiras oferecem uma ampla gama de produtos e serviços e realizam, diariamente, um enorme volume de operações. A fim de garantir a veracidade das informações e segurança nas transações, os bancos seguem procedimentos rígidos e trabalham, enviando e recebendo, uma grande quantidade de dados através do fax.



Devido sua característica legal, o fax configura-se como um meio de comunicação extremamente relevante dentro dessas organizações. Com a popularização da internet, as máquinas de fax foram substituídas por servidores de fax, capazes de receber, enviar e armazenar fax eletrônicos que podem ser impressos ou reenviados via e-mail para terceiros. Esse sistema possui a vantagem de reduzir custos, uma vez que diminui impressões desnecessárias e gastos com impulsos telefônicos. Portanto, várias instituições financeiras estão implantando soluções de fax corporativo em suas operações, como forma de automatizar processos e reduzir custos.



Outra característica importante dos servidores de fax é a rapidez na análise das informações. Em transações como financiamentos, câmbio, empréstimos, operações de crédito e seguros, a rapidez com que as propostas são aprovadas é tido como um diferencial competitivo para as instituições financeiras. Em um financiamento de automóveis, por exemplo, o cliente entrega para a concessionária uma grande quantidade de documentos (comprovantes de renda e de residência, documentos de identificação, fichas cadastrais). Essa, por sua vez, envia toda a documentação por fax para o banco, que irá receber e analisar o pedido de financiamento. A implantação de uma solução de fax possibilita que o tempo de análise de uma proposta dure apenas alguns minutos. A agilidade nesses procedimentos possibilita maior retorno para as instituições e contribui para a produtividade dos negócios de forma integrada, segura e dinâmica.



A tecnologia de servidores de fax está disponível há alguns anos no mercado de soluções corporativas e cada vez mais empresas tem adquirido essa solução, como forma de substituir máquinas de fax e os processos em papel pela segurança e eficiência do envio de fax por computador e da distribuição eletrônica de documentos. Dessa forma, um servidor de fax torna-se mais do que uma simples ferramenta de envio e recebimento de documentos, mas parte fundamental dos negócios.



*Ricardo de Figueiredo Caldas é Engenheiro e Mestre em Engenharia Elétrica pela UnB e presidente da Telemikro - fornecedora de soluções para Automação e Gestão de Conteúdo Corporativo.

Entre em Contato!

Nossa equipe terá imenso prazer em atendê-lo

"Instalação e implementação das soluções, integrações e customizações, transferência de conhecimento, operação assistida e suporte técnico. Contamos com uma equipe prontamente preparada!"

Entre em Contato!

Endereços


(61) 2196-8000 ou (11) 3323-1988


Contato: marketing@telemikro.com.br


Trabalhe Conosco: rh@telemikro.com.br




Follow us